domingo, 27 de julho de 2014

Aperitivo integral

Aperitivo acompanhado de coalhada seca

Este aperitivo é uma boa pedida para servir em coquetéis no lugar da torrada para acompanhar patês, queijos, coalhada seca, quebrado em pedaços menores na salada,como substituto da tortilha mexicana ou puro mesmo (adoroooo!).

Sua facilidade é impressionante e remete ao salgadinho "Doritos" pelo formato triangular, bem crocante e por ter um leve gostinho picante da pimenta  (para quem gosta, é claro) só que em uma versão com menos da metade das calorias.

Aperitivo integral

Ingredientes
1 pacote de pão sírio ( usei o integral)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de orégano
1 pitada de pimenta calabresa
1 pitada de sal

Modo de preparo
Pré aqueça o forno em 180 graus.

Corte os pães sírios em 8 pedaços e acomode em uma forma. Rege com o azeite, adicione o orégano, a pimenta e o sal.
Antes de ir ao forno

Leve ao forno por 20 minutos ou até ficar dourado. Sirva quente ou frio.

Obs: Dura 7 dias e não precisa de refrigeração.

Bom apetite!

Amanda


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Geleia caseira de frutas vermelhas


A geleia de frutas além de ser deliciosa é uma opção muito saudável por ter em sua composição  frutas. Pode ser consumida como substituta do açúcar para adoçar iogurtes e doces, além de ficar uma delicia como coberturas para sorvetes, sobremesas e no preparo de pratos agridoces. Ao utilizar geleias, suas sobremesas ficarão ainda mais gostosas e saudáveis.
Diferentemente de requeijão, manteiga e margarinas, as geleias são uma opção saudável no café da manhã e no lanche da tarde, pois além de proporcionarem maior saciedade, são isentas de gordura e colesterol.
Vou passar aqui uma receitinha de geleia caseira bem fácil e prática que impressiona sem encarecer,. A receita rende em torno de uma xícara de geleia.

Geleia de frutas vermelhas

Ingredientes
1 polpa congelada de frutas vermelhas
1/2 caixinha de morangos lavados em picados
2 colheres de sopa de mel ou açúcar mascavo


Modo de preparo
Coloque em uma panela todos os ingredientes ( a polpa é congelada mesmo) e leve em fogo mínimo mexendo de vez em quando até reduzir a quantidade de líquido pela metade e ficar com consistência de calda. Mais ou menos 15 minutos. Espere esfriar e coloque na geladeira para servir.



Obs: tem prazo de validade de 7 dias na geladeira.

Bom apetite!

Amanda

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Congelamento perfeito de brócolis



Brócolis pronto para ser congelado

Aproveitando que estamos na safra do brócolis, nada melhor que aprender a congelar-lo aproveitando o bom preço e a praticidade de sempre ter pronto para ser colocado em uma salada, macarrão, refogado com alho e azeite, etc...

 Esta  técnica de branqueamento dá apenas uma leve cozida no legume e mantêm a maior parte do valor nutricional mesmo depois de congelado. O segredinho da receita é o tempo de cozimento bem preciso e o choque térmico com água bem gelada.  Pode ser usado com couve flor, cenoura, abobrinha, pimentão, cebola, vagem, entre outros.

Branqueamento do brócolis

Ingredientes
1 brócolis cortado em buquês
1 litro de água fervente
1 litro de água gelada
1 colher de chá de sal

Brócolis em buquês

Modo de Preparo
Importante:Antes de começar a receita prepare uma tigela com água bem gelada ou com cubos de gelo pois ela deverá estar pronta para dar o choque térmico assim que o brócolis sair do cozimento.

Pode ser feita com a panela de cozimento de vapor, mas caso não tenha, uma adaptação básica usando uma peneira é possível fazer sem problemas. O procedimento posterior é o mesmo.

Com a panela de cozimento a vapor: coloque o sal na água fervente na parte inferior da panela e na parte superior adicione os buquês de brócolis para cozinhar por 3 minutos.

Sem a panela de cozimento a vapor: pegue uma panela grande com tampa e uma peneira que consiga ficar posicionada na panela. Coloque a água para ferver com o sal e coloque os brócolis na peneira e com a tampa feche e deixe cozinhar por 4 minutos ( leva um minutinho a mais pelo fato de a tampa não vedar totalmente o vapor por conta da peneira).


 Retire o brócolis rapidamente e mergulhe de uma vez só na água gelada e deixe esfriar. Esfriado totalmente ele estará pronto para ser escorrido, depois seco com um pano de prato ou papel toalha para finalmente ser congelado.
Divida a quantidade de cada porção que será congelada em sacos plásticos ou em potes ( próprios para congelamento) .
Choque térmico na água gelada
Obs.: Prazo de validade de até 6 meses congelado.

Espero que gostem! 

Amanda

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pão integral caseiro

Pão integral caseiro

Esta receita de pão é um clássico aqui de casa. Na receita original vai apenas farinha branca, mas como sempre busco dar uma enriquecida nas receitas, acrescentei a metade da quantidade de farinha de trigo integral e ficou ótimo!

A receita rende muitooooo então para  famílias pequenas, como a minha, tem a opção de congelar (dura 60 dias) ou distribuir  o mimo para mãe, filhos, sogra, ou amigos...

Uma coisa que adoro nesta receita é a quantidade bem precisa de farinha (1 quilo), afinal ninguém merece a expressão "farinha até dar o ponto" e particularmente nunca sei o ponto desejável e sempre acabo desistindo por insegurança de errar.

O pão passa por dois períodos de descanso para garantir que fique bem leve e fofo. É importantíssimo respeitar esse tempo para garantir um bom resultado final. Então quando decidir fazer, programe pelo menos 2h 40 min até chegar no pão pronto.

Pão caseiro integral ( rendeu 3 pães de 400 grs e 11 pães individuais)

Ingredientes
2 copos de água morna (400 ml)
50 grs de fermento biológico fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 copo de óleo vegetal (usei o de milho)
1 ovo
1 gema (para pincelar)
2 colheres de sopa de linhaça (opcional)
1 colher de sopa de sal
500 grs de farinha de trigo branca
500 grs de farinha de trigo integral

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água e coloque essa mistura no liquidificador junto com o ovo, o açúcar, o sal e o óleo e deixe bater por 3 minutos.

Em uma tigela coloque as farinhas e acrescente aos poucos com a mistura do liquidificador e mexa até incorporar. Com as mãos sove a massa por alguns minutos até a massa soltar das mãos.

Forme uma bola e deixe descansar por 1 hora na tigela com um pano de prato cobrindo em um local escuro ( deixei dentro do microondas).

Passando esse tempo enfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo. Escolha as formas para colocar os pães e unte com manteiga e farinha. Pode ser feitos pães maiores na forma de pão de forma ou pãezinhos individuais. Deixe descansar por mais 40 minutos coberto com um pano de prato.

Aqueça o forno em 180 graus pincele a gema, jogue as linhaças e leve os pães para assarem por 40 minutos ou até ficarem dourados.

Massa pronta para o primeiro descanso.
Massa depois do segundo descanso pronta para ir no forno.

Dica: Se for reservar uma parte para congelar aconselho tirar os pães mais branquinhos, pois na hora de descongelar pode tirar do congelador e levar para o forno deixando-o dar a última dourada na hora em que for consumir ( fica tão bom quanto o feito na hora!).
Pãezinhos individuais

Espero que gostem!

Amanda

Coalhada desnatada caseira


A coalhada é uma fonte de proteína, cálcio e muitas vitaminas ( principalmente A e do Complexo B) e zinco. Além de ser uma poderosa aliada para quem está de dieta por conter baixa quantidade de gordura e sódio, ajuda na digestão ( melhor que o leite por conter menos lactose) e controla a fome nos intervalos das refeições por dar muita saciedade.

Pode ser consumida pura, com mel, granola, geleias, salada de frutas, vitaminas, em molhos de salada, vitaminas, e até mesmo em doces como bolos, pudins, flans e mousses.

Adoro esta receita por ser fácil e prática, além de ser barata e render muito. Sempre faço com o leite e iogurte desnatado para ficar mais magrinha mas pode ser trocado, sem problemas, pelo integral e semi-desnatado.

Coalhada desnatada caseira

Ingredientes
1 litro de leite desnatado
1 potinho de iogurte natural ( usei o de 170 ml)
3 colheres de sopa de leite em pó (opcional pois apenas ajuda deixar mais firme)


Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela e assim que ferver desligue o fogo e espere o leite dar uma esfriada por aproximadamente 20 minutos ou até colocar o dedo por 10 segundos e não queima-lo. Acrescente o iogurte natural e o leite em pó até dissolver completamente.
Coloque em um pote e feche com a tampa e deixe descansar por no mínimo 6 horas em temperatura ambiente dentro do forno convencional ou microondas.
Passando esse tempo leve a geladeira e prontinho, depois de gelada  a coalhada estará pronta para ser consumida.

Obs: Tem prazo de validade de 6 dias na geladeira.

Bom apetite!

Amanda

domingo, 13 de julho de 2014

E assim nasce o blog...


Sejam bem vindos ao Arte nas Panelas, um blog recheado de receitas voltadas para quem busca uma alimentação mais saudável com sabor e praticidade, além de mostrar novidades de produtos e livros que ajudem a aprimorar nossas habilidades culinárias.

Mas porquê o nome Arte nas Panelas? Coloquei este nome por acreditar que a arte de cozinhar não está em servir algo sofisticado ou difícil de ser executado. Arte é saber preparar todos os dias uma comida bem feitinha com muito amor; é receber familiares e amigos em um almoço de domingo com comidinha caseira perfumando toda a casa. Arte nas Panelas é saber reinventar e surpreender a todos com sabor e saúde.




Estou escrevendo para vocês, então se sintam-se a vontade para comentar, compartilhar receitas, dúvidas e ideias para novos posts, afinal a intenção é interagir. 


Todas as receitas postadas aqui são testadas para não deixar escapar nenhum detalhe ou segredinho.

Espero que gostem!

Amanda





Bolo de banana sem farinha e açúcar


Quando uma amiga comentou que tinha comido um bolo sem farinha e açúcar pensei: será que isso é possível? Será que fica bom?

Como sou muito curiosa resolvi arriscar, afinal estava com algumas bananas quase passando do ponto na fruteira e uma alternativa saudável é sempre bem vinda.

Fiz algumas alterações na receita original acrescentando castanha de caju picada e um pouquinho de canela e cravo em pó que combinam muito bem com banana, mas fiquem a vontade para não colocar.

O resultado foi realmente surpreendente de sabor e textura. Achei que não ficaria suficientemente doce, mas as bananas e as uvas passas garantem esse sabor. Caso goste de bolos mais doces pode acrescentar na massa uma colher de sopa de mel, adoçante de forno e fogão ou açúcar mascavo que não irá interferir na estrutura do bolo. A uva passa também pode ser substituída pela mesma quantidade de damascos picadinhos também.

Ele pode ser servido regado com mel, sendo uma ótima opção para comer de café da manhã cheio de saúde e sabor!


Bolo de banana sem farinha e açúcar

Ingredientes
2 bananas bem maduras ( nanica ou prata)
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos
1 xícara de aveia ( pode ser em flocos finos ou grossos, tanto faz)
1/2 xícara de uva passa
1/2 xícara de castanha de caju picada ( usei xerém)
1 colher de sopa de fermento em pó
Canela e cravo em pó a gosto

Modo de preparo
Aqueça o forno convencional em 170 graus e unte e uma forma de bolo inglês.
No liquidificador adicione as bananas, o óleo e os ovos e deixe bater bem. Sem parar de bater, acrescente aos poucos a aveia até incorporar completamente. Desligue e coloque a mistura em uma tigela e misture a castanha e as uvas passas e por último o fermento.
Despeje a mistura mistura na forma e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar.
Obs.: Não abrir o forno antes de 30 minutos pois isso fará o bolo murchar e solar.

Bom apetite!

Amanda