Esta técnica de branqueamento dá apenas uma leve cozida no legume e mantêm a maior parte do valor nutricional mesmo depois de congelado. O segredinho da receita é o tempo de cozimento bem preciso e o choque térmico com água bem gelada. Pode ser usado com couve flor, cenoura, abobrinha, pimentão, cebola, vagem, entre outros.
Branqueamento do brócolis
Ingredientes
1 brócolis cortado em buquês
1 litro de água fervente
1 litro de água gelada
1 colher de chá de sal
Brócolis em buquês |
Modo de Preparo
Importante:Antes de começar a receita prepare uma tigela com água bem gelada ou com cubos de gelo pois ela deverá estar pronta para dar o choque térmico assim que o brócolis sair do cozimento.
Pode ser feita com a panela de cozimento de vapor, mas caso não tenha, uma adaptação básica usando uma peneira é possível fazer sem problemas. O procedimento posterior é o mesmo.
Com a panela de cozimento a vapor: coloque o sal na água fervente na parte inferior da panela e na parte superior adicione os buquês de brócolis para cozinhar por 3 minutos.
Sem a panela de cozimento a vapor: pegue uma panela grande com tampa e uma peneira que consiga ficar posicionada na panela. Coloque a água para ferver com o sal e coloque os brócolis na peneira e com a tampa feche e deixe cozinhar por 4 minutos ( leva um minutinho a mais pelo fato de a tampa não vedar totalmente o vapor por conta da peneira).
Retire o brócolis rapidamente e mergulhe de uma vez só na água gelada e deixe esfriar. Esfriado totalmente ele estará pronto para ser escorrido, depois seco com um pano de prato ou papel toalha para finalmente ser congelado.
Divida a quantidade de cada porção que será congelada em sacos plásticos ou em potes ( próprios para congelamento) .
Choque térmico na água gelada |
Espero que gostem!
Amanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário