A receita rende muitooooo então para famílias pequenas, como a minha, tem a opção de congelar (dura 60 dias) ou distribuir o mimo para mãe, filhos, sogra, ou amigos...
Uma coisa que adoro nesta receita é a quantidade bem precisa de farinha (1 quilo), afinal ninguém merece a expressão "farinha até dar o ponto" e particularmente nunca sei o ponto desejável e sempre acabo desistindo por insegurança de errar.
O pão passa por dois períodos de descanso para garantir que fique bem leve e fofo. É importantíssimo respeitar esse tempo para garantir um bom resultado final. Então quando decidir fazer, programe pelo menos 2h 40 min até chegar no pão pronto.
Pão caseiro integral ( rendeu 3 pães de 400 grs e 11 pães individuais)
Ingredientes
2 copos de água morna (400 ml)
50 grs de fermento biológico fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 copo de óleo vegetal (usei o de milho)
1 ovo
1 gema (para pincelar)
2 colheres de sopa de linhaça (opcional)
1 colher de sopa de sal
500 grs de farinha de trigo branca
500 grs de farinha de trigo integral
Modo de preparo
Dissolva o fermento na água e coloque essa mistura no liquidificador junto com o ovo, o açúcar, o sal e o óleo e deixe bater por 3 minutos.
Em uma tigela coloque as farinhas e acrescente aos poucos com a mistura do liquidificador e mexa até incorporar. Com as mãos sove a massa por alguns minutos até a massa soltar das mãos.
Forme uma bola e deixe descansar por 1 hora na tigela com um pano de prato cobrindo em um local escuro ( deixei dentro do microondas).
Passando esse tempo enfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo. Escolha as formas para colocar os pães e unte com manteiga e farinha. Pode ser feitos pães maiores na forma de pão de forma ou pãezinhos individuais. Deixe descansar por mais 40 minutos coberto com um pano de prato.
Aqueça o forno em 180 graus pincele a gema, jogue as linhaças e leve os pães para assarem por 40 minutos ou até ficarem dourados.
Massa pronta para o primeiro descanso. |
Massa depois do segundo descanso pronta para ir no forno. |
Dica: Se for reservar uma parte para congelar aconselho tirar os pães mais branquinhos, pois na hora de descongelar pode tirar do congelador e levar para o forno deixando-o dar a última dourada na hora em que for consumir ( fica tão bom quanto o feito na hora!).
Pãezinhos individuais |
Espero que gostem!
Amanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário